classificação dos metais natureza



Resumo escrito por:Sanmys

OS METAIS – CONCEITO, FUNÇÕES E CARACTERÍSTICAS.

Utilizamos como fonte de informação o Atlas de Mineralogia (M. Font – Altaba), o Dicionário de Geologia e Geomorfologia.
Metais – Designação comum aos elementos químicos eletro positivos, em geral sólidos, brilhantes, bons condutores de calor e eletricidade. Diferem dos metalóides que tem o aspecto de metal, mas não o comportamento de um metal, reagindo em muitos casos como eletro negativo.
Para identificar cada um desses elementos e diferenciações dos não metais é preciso conhecer um mínimo de cristalografia. Ou seja, aprender a identificar a estrutura interna do mineral, como ele se organiza em seu sistema, quais suas propriedades, polarização, etc. Em mineralogia se estudam os elementos químicos encontrados livres na natureza, e que à temperatura ambiente são sólidos ou líquidos ao igual que suas misturas homogêneas. Existem os metais e os não metais.
Os metais se cristalizam no sistema cúbico e se caracterizam pela maleabilidade, tem peso específico elevado e brilho metálico. Todos eles tem conexão metálica formada pelos centros dos átomos que estão unidos entre si por uma espécie de nuvem eletrônica, onde os elétrons circulam livremente. Os metais mais representativos do grupo do cobre, por exemplo, são os metais nobres como o ouro, a prata e o cobre.
O ouro (simb. Au) peso atômico 79 – dureza 2,5 a 3 - aparece em aluviões ou rochas ígneas (quartzo); cor amarela, dúctil, maleável,denso, pouco reativo, usado em ligas preciosas (jóias, moedas, peças artísticas, etc.). Em laminas finas tem tons azuis esverdeados por transparência. Prata (simb. Ag) peso atômico 47 – cor branca brilhante, denso, maleável, dúctil, usado também para jóias, artefatos de decoração, baixelas, etc. É azul por transparência quando em laminas finíssimas. O Cobre (simb. Cu) – peso atômico 29 – usado em ligas; cor vermelha com risco de mesma cor pode ter alterações para a cor verde devido aos carbonatos.
Outros metais de importância econômica: 1- Ferro (simb. Fe) – peso atômico 26; cor branco cinzento, duro, tenaz, reativo – forma liga. O ferro gusa é o que se obtém diretamente do alto forno e em geral contém elevado teor de carbono e impurezas. O ferro é um dos metais mais abundantes na crosta terrestre; em geral é encontrado no estado de óxido: hematitas, limonitas, magnetita, goetita, pirita, peridoto, etc. No Brasil as maiores jazidas ficam em Minas Gerais. 2- Alumínio – bauxita – (simb. Al ) –peso 13 – a bauxita, minério de alumínio tem a aparência da argila, mas sem plasticidade. Serve de matéria prima para fabricação de sulfato de alumínio, cimento aluminoso e refratário. O alumínio é leve, dúctil resistente à corrosão com inúmeras aplicações. – Manganês (Simb. Mn) peso 25; metálico cinzento, mole, denso, usado em ligas. 3- Níquel (simb. Ni) – peso atômico 28. De cor branco prateado, denso, utilizado em ligas como catalisador. 4- Nióbio – (simb. Nb) peso 41 – de cor branco cinzento; usado em ligas. 5- Chumbo (simb. Pb) peso 82; muito denso, mole, cinza prateado, usado em ligas. 6- Os radioativos; a) Urânio (U) peso 92 – cor branca, denso, radiativo, físsil, usado na produção de energia nuclear; b) Tório (Th) peso 90 – acinzentado, denso radiativo, físsil.
O assunto é amplo e o leitor interessado poderá obter informações detalhadas no Atlas de Mineralogia (M. Font – Altaba) sobre outros sistemas cristalinos: tetragonal, romboédrico, agregados cristalinos; também as diferentes classes, a saber; Classe I – Elementos; classe II – Sulfuretos; classe III – Sais halóides; classe IV – Óxidos; classe V – Oxisais com oxigênio em coordenação ternária; Classe VI – idem em coordenação quaternária; classe VII – Fosfatos, Arseniatos e vanadatos; Classe VIII – Silicatos – generalidades e as diferentes subclasses (grupo do quartzo, feldspatos, micas, argilas, etc.) Classe dos Minerais radioativos.

Os METAIS - ATLAS DE MINERALOGIA Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/chemistry/2375527-os-metais-atlas-mineralogia/

Nenhum comentário:

Google+ seguidores